e62 3229-2610
d

Notícias

Anvisa alerta sobre falsificação do medicamento Ozempic®

Publicado em : 30/10/2024

Fonte : Anvisa -

Saiba como identificar os produtos falsificados.

A Anvisa recebeu um comunicado da empresa responsável pelo produto biológico Ozempic® (semaglutida) – Novo Nordisk Farmacêutica do Brasil Ltda. – sobre indícios de que canetas de insulina Fiasp® FlexTouch® foram readesivadas e reaproveitadas com rótulos de Ozempic® do lote NP5K174, que possivelmente foram retirados indevidamente de canetas originais do medicamento. 

Ou seja, o lote NP5K174 é um lote original e autêntico de Ozempic, mas os seus rótulos teriam sido usados em embalagens de insulina vendidas como Ozempic em uma fraude que ainda segue em investigação. 

Orientações gerais à população e aos profissionais de saúde 

A Anvisa orienta que a população e os profissionais de saúde fiquem atentos às características da embalagem e do produto, e que adquiram somente produtos completos (dentro da caixa), em farmácias regularizadas junto à Vigilância Sanitária e sempre com a emissão de nota fiscal. 

Desconfie de sites e canais para comercialização de medicamentos que usam os nomes das marcas ou que adotam aplicativos de vendas e redes sociais para ofertar os produtos, e não adquira medicamentos oferecidos em grupos de mensagens. 

A empresa Novo Nordisk emitiu um comunicado (veja o texto completo aqui) com orientações para se proteger de casos de falsificação, na hora da compra. 

Confira as principais indicações de fraude, de acordo com as informações disponibilizadas pela empresa: 

  • A caneta de Ozempic® é de cor azul clara, com o botão de aplicação cinza. Já canetas de insulina Fiasp® são de cor azul escura, com botão laranja.  
  • Embalagem do medicamento rasurada ou visivelmente alterada, em idioma estrangeiro, com aparência farmacêutica (apresentação) diferente da registrada e com informações incorretas sobre o produto – o Ozempic® 1mg é vendido apenas em canetas pré-preenchidas injetáveis. 
  • Preços muito abaixo dos praticados no mercado regular de farmácias e drogarias. 
  • Adesivos e indicações de “nova fórmula” ou informações semelhantes – a Novo Nordisk não lançou nenhuma nova fórmula de Ozempic® desde sua chegada ao mercado, em 2019.  
  • Canetas de Ozempic® 1mg com numerações no seletor de dose diferentes de 0mg e 1mg.  


.

Conforme o comunicado da empresa, em caso de dúvidas sobre os pontos de venda ou caso sejam identificadas unidades dos medicamentos com suspeita de falsificação, a população ou os profissionais de saúde não devem utilizar o produto e devem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Novo Nordisk, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone 0800 014 44 88, ou 24 horas pelo e-mail: sac.br@novonordisk.com. 

Além disso, o fato deve ser comunicado imediatamente à Anvisa. A comunicação pode ser feita pela Ouvidoria da Anvisa (https://www.gov.br/anvisa/pt-br/canais_atendimento/ouvidoria) ou pelo link https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/fiscalizacao-e-monitoramento/notificacoes/vigimed/ 

Notícias

Atenção, regiões Nordeste e Centro-Oeste!

05/12/2025 Anvisa

Aprovação do Projeto de Lei 1.559/2021 inviabilizaria operação de centenas de farmácias em todo o Brasil

04/12/2025 CNC

Sincofarma-Go é contra o PL que permiti farmácias e drogarias integradas em supermercados.

25/11/2025 Sincofarma Goiás

Anvisa informa sobre proibição de ingresso de canetas emagrecedoras no Brasil

24/11/2025 Anvisa

INFORMATIVO

19/11/2025 Sincofarma Goiás

Atenção, Farmácias: Nova Portaria do Ministério da Saúde altera valores de referência de dois produtos importantes

18/11/2025

Atenção empresas do comércio varejista de Cosméticos, dentre outras representadas pela CCT SINCOFARMA-GO/SECEG

21/10/2025 Sincofarma Goiás

Vigilância Sanitária de Goiânia promove capacitação para farmacêuticos

13/10/2025 Vigilância Sanitária de Goiânia
📢 Convite aos Farmacêuticos!

Alerta: anúncios falsos sobre venda de Mounjaro

08/10/2025 Anvisa

Senado aprova isenção tributária de medicamentos essenciais

08/10/2025

Teuto anuncia recall de lote de clonazepam por falha terapêutica

03/10/2025

Farmácias comemoram mudança no texto sobre venda de medicamentos em supermercados

18/09/2025

Supermercado precisará ter farmácia para vender remédio, decide Senado

17/09/2025

Atualização no SNGPC - escrituração de receitas de antimicrobianos por profissional de enfermagem

16/09/2025

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

11/09/2025 Sincofarma Goiás