Notícias
FARMÁCIAS ALÉM DOS MEDICAMENTOS
#DicaDoDia
A farmácia está expandindo seus negócios e deixando de ser somente uma loja de medicamentos, para ser um ponto de conveniência onde os clientes podem encontrar produtos inovadores e úteis ao seu dia a dia.
Em um movimento similar às drogarias americanas, que oferecem muitos itens além dos fármacos, as farmácias brasileiras tornam-se uma loja mais completa e inovadora.
O balcão no fim da loja ajuda na importância do autosserviço no canal farma. Ainda que o consumidor tenha ido ao estabelecimento a fim de comprar somente um medicamento, ele precisa passar por boa parte do espaço antes de chegar ao balconista ou farmacêutico, recebendo informações de diversos produtos neste caminho.
Para o presidente do Grupo SSP e da Enter Varejo e coordenador do programa Retail Farma – parceria do núcleo de Varejo da ESPM com a QuintilesIMS –, Paulo Gomes, esse novo autosserviço exige da indústria e do varejo ferramentas integradas para atender o shopper multicanal.
“Tem de ser interativo, proporcionar experiência de compra, promover sortimento e organização inteligentes para garantir a satisfação do cliente”, comenta.
Atualmente, o market share vendido em farmácias é de 66% medicamentos e 34% não medicamentos, provando que as pessoas começam a enxergar as farmácias de uma maneira diferente, com visão de compras em geral.