e62 3229-2610
d

Notícias

Medicamento contendo zolpidem deverá ser prescrito por meio de Notificação de Receita B

Publicado em : 01/08/2024

Fonte : CFF -

A partir do dia 1º de agosto de 2024 a Notificação de Receita B (azul) passa a ser obrigatória para a prescrição e a dispensação de todos os medicamentos à base de zolpidem

 Por Anvisa  
A Anvisa aprovou um aumento do controle para o medicamento zolpidem. Com isso, qualquer medicamento contendo zolpidem deverá ser prescrito por meio de Notificação de Receita B (azul), já que o produto faz parte da lista de substâncias psicotrópicas da norma de substâncias controladas no Brasil. A receita tipo B exige que o profissional prescritor seja previamente cadastrado na autoridade local de vigilância sanitária.

Com a exclusão do Adendo 4 da Lista B1 da Portaria 344/1998, a partir do dia 1º de agosto de 2024 a Notificação de Receita B (azul) passa a ser obrigatória para a prescrição e a dispensação de todos os medicamentos à base de zolpidem, independentemente da concentração da substância. Este prazo foi definido para evitar que os pacientes possam ter alguma descontinuidade no seu tratamento. 

O prazo também é necessário para que os prescritores que porventura ainda não possuam cadastro para a prescrição em Notificação de Receita azul possam se cadastrar junto às autoridades sanitárias locais para o recebimento de numerações para a confecção dos seus talonários de receituário.  

Os medicamentos, incluindo aqueles com embalagem com tarja vermelha, poderão ser dispensados nas farmácias até o final do seu prazo de validade, mediante a apresentação de Notificação de Receita B, em cor azul.

Até 1º de dezembro de 2024, os fabricantes desses medicamentos poderão fabricá-los com a embalagem com tarja vermelha.  Após essa data, todos os medicamentos fabricados à base de zolpidem já deverão conter a tarja preta em sua embalagem, conforme é exigido para os medicamentos da Lista B1 da Portaria SVS/MS 344/1998.

De 2018 para 2020, o número de caixas de zolpidem vendidas cresceu em 71% no Brasil. Atualmente, se vende mais de 20 milhões de comprimidos ao ano. Também cresceram os relatos sobre o uso abusivo da droga, com relatos de pessoas que chegaram a tomar mais de 60 comprimidos por dia.

Foto: Reprodução

Notícias

CRF-GO DE PORTAS ABERTAS - LUCRATIVIDADE COM COMPETITIVIDADE

07/05/2025 CRF-GO

SNGPC: retorno da transmissão regular obrigatória

06/05/2025 Anvisa

Anvisa confirma que Colgate Total Clean Mint segue interditada

05/05/2025

INFORMATIVO

30/04/2025 Sincofarma Goiás

COMUNICADO IMPORTANTE

30/04/2025 Sincofarma Goiás

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

24/04/2025 Sincofarma Goiás

Câmara aprova realização de teste de glicemia em farmácias e em drogarias

24/04/2025 Câmara Municipal de Goiânia

Canetas emagrecedoras só poderão ser vendidas com retenção da receita

22/04/2025 Anvisa

Atenção ao prazo de Renovação do Credenciamento do Programa Farmácia Popular.

22/04/2025 Ministério da Saúde

COMUNICADO - PAUSA NO EXPEDIENTE EM RAZÃO DOS FERIADOS

16/04/2025

SINCOFARMA-GO PARTICIPA DE REUNIÃO NO CRF-GO SOBRE LOGÍSTICA REVERSA DE MEDICAMENTOS

31/03/2025 Sincofarma Goiás

Preço máximo de medicamentos sobe nesta segunda; veja o que muda

31/03/2025

Colgate recorre e Anvisa suspende interdição de pasta de dente, mas faz alerta sanitário por reações ao uso do produto

31/03/2025 G1

Anvisa interdita creme Colgate Total Clean Mint

27/03/2025 Anvisa

Projeto inclui medicamentos para tratar sintomas associados ao autismo no Farmácia Popular

26/03/2025