e62 3229-2610
d

Notícias

ANVISA ATUALIZA REGRAS SOBRE DISPENSAÇÃO DE ANTIMICROBIANOS

Publicado em : 25/02/2021

Fonte : ICTQ -

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta terça-feira (23/2), no Diário Oficial da União a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) 471/21 que dispõe sobre os critérios para a prescrição, dispensação, controle, embalagem e rotulagem de antimicrobianos, atualizando regra anterior.

A nova resolução também se aplica a sais, éteres, ésteres e isômeros das substâncias antimicrobianas. Pela regra, farmácias e drogarias privadas, assim como as unidades públicas de dispensação municipais, estaduais e federais devem dispensar os medicamentos antimicrobianos, mediante retenção de receita e escrituração nos termos apresentados na RDC.

De acordo com o texto da nova resolução, a prescrição de medicamentos antimicrobianos deverá ser realizada em receituário privativo do prescritor ou do estabelecimento de saúde, não havendo um modelo de receita específico. A receita deve ser prescrita de forma legível, sem rasuras, em duas vias.

A prescrição deve conter: identificação do paciente; nome do medicamento ou da substância prescrita, sob a forma de Denominação Comum Brasileira (DCB), dose ou concentração, forma farmacêutica, posologia e quantidade; identificação do emitente – nome do profissional com sua inscrição no Conselho Regional ou nome da instituição, endereço completo, telefone, assinatura e carimbo; e data da emissão.

Segundo a RDC, a receita de antimicrobianos é válida em todo o território nacional por dez dias a contar da data de sua emissão. Ela poderá conter a prescrição de outras categorias de medicamentos desde que não sejam sujeitos a controle especial, lembrando que não há limitação do número de itens contendo medicamentos antimicrobianos prescritos por receita.

A prescrição deverá conter a indicação de uso contínuo, com a quantidade a ser utilizada para cada 30 dias. Em situações de tratamento prolongado, ela poderá ser utilizada para aquisições posteriores dentro de um período de 90 dias a contar da data de sua emissão.

No caso de tratamentos relativos aos programas do Ministério da Saúde que exijam períodos diferentes do mencionados na resolução, a prescrição e a dispensação deverão atender às diretrizes do programa.

O farmacêutico não poderá aceitar receitas posteriores ao prazo de validade estabelecido nos termos da RDC. A dispensação em farmácias e drogarias públicas e privadas só poderá acontecer com a retenção da segunda via da receita, devendo a primeira via ser devolvida ao paciente. A receita deve ser aviada uma única vez e não poderá ser utilizada para aquisições posteriores, salvo nas situações previstas pelo órgão regulador.

No ato da dispensação, devem ser registrados nas duas vias da receita os seguintes dados: data da dispensação, quantidade aviada do antimicrobiano, número do lote do medicamento dispensado e a rubrica do farmacêutico, atestando o atendimento, no verso da receita.

RDC 471/21 pode ser conferida na íntegra no Diário Oficial da União, no site da Imprensa Nacional, do Governo Federal.

Notícias

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

18/04/2024 Sincofarma Goiás

Fechamento de farmácias no Brasil atinge 37 de cada 100 lojas

17/04/2024 Panorama Farmacêutico

SINCOFARMA-GO APRESENTA DEMANDAS PARA VISA DE GOIÂNIA

16/04/2024 Sincofarma Goiás

Estudo indica 5 farmácias por cada 10 mil habitantes no Brasil

11/04/2024

Anvisa proíbe venda de álcool 70%

05/04/2024

Remédios ficam mais caros com reajuste e ICMS: entenda o aumento duplo

01/04/2024

COMUNICADO

27/03/2024 Sincofarma Goiás

Victoza e Saxenda terão suas patentes expiradas neste primeiro semestre

27/03/2024

Atenção empresas do comércio varejista de Cosméticos, dentre outras representadas pela CCT SINCOFARMA-GO/SECEG

19/03/2024 Sincofarma Goiás

08 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

08/03/2024

Logística reversa recolheu mais de 600 toneladas de resíduos

28/02/2024
O Sistema LogMed – de logística reversa de medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso e suas embalagens -, já recolheu mais de 600 toneladas de resíduos em 650 municípios em todos os Estados da Federação e no Distrito Federal. As informações são do Sindusfarma. Mais de 135 milhões de pessoas em todo o Brasil podem fazer o descarte correto dos medicamentos em 6.800 pontos de [...]

COMUNICADO

27/02/2024 Sincofarma Goiás

Quatro etapas para administrar uma farmácia independente

16/02/2024 Panorama Farmacêutico

EXPEDIENTE DE TRABALHO - CARNAVAL 2024

09/02/2024 Sincofarma Goiás

Atenção empresas do comércio varejista de Cosméticos, dentre outras representadas pela CCT SINCOFARMA-GO/SECEG

08/02/2024 Sincofarma Goiás