e62 3229-2610
d

Notícias

Anvisa proíbe canetas emagrecedoras irregulares no Brasil; veja quais

Publicado em : 16/04/2026

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão de duas canetas emagrecedoras. Elas envolvem os medicamentos Gluconex e Tirzedral, produzidos por empresa não identificada. A medida também proíbe a comercialização, a distribuição, a importação e o uso dos produtos.

“Amplamente divulgados na internet e vendidos como medicamentos injetáveis de GLP-1, os produtos são conhecidos popularmente como canetas emagrecedoras, mas não têm registro, notificação ou cadastro na Anvisa”, informou a agência.

Decisão da Anvisa sobre as canetas emagrecedoras

Em nota, a Anvisa destacou que, por se tratarem de produtos irregulares e de origem desconhecida, “não há qualquer garantia quanto ao seu conteúdo ou à sua qualidade”. Por isso, não devem ser utilizados em nenhuma hipótese”.

“Profissionais de saúde e pacientes que identificarem produtos das marcas e lotes citados podem entrar em contato com a agência, por meio dos canais de atendimento, ou com a vigilância sanitária local, utilizando os contatos disponíveis no portal da Anvisa.”

Paraguai

Na última segunda-feira (13), a Polícia Civil do Rio de Janeiro interceptou um ônibus que vinha do Paraguai com contrabando de canetas emagrecedoras e anabolizantes, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

O veículo vinha sendo monitorado por suspeita de transportar material ilegal. No momento da abordagem, havia 42 passageiros no ônibus, que foram conduzidos à Cidade da Polícia.

Um casal que embarcou em Foz do Iguaçu, no Paraná, foi preso em flagrante, com grande quantidade de produtos de origem paraguaia colocados à venda irregularmente no território nacional, como anabolizantes e mil frascos de canetas emagrecedoras, contendo a substância tirzepatida.

 

Por: Guia da Farmácia

Fonte: Agência Brasil

Foto: Shutterstock

Notícias

SNCR: Anvisa inicia etapa de integração com sistemas de prescrição eletrônica e amplia prazo para implementação

08/06/2026 Anvisa

COMUNICADO

03/06/2026

Anvisa suspende lotes de medicamentos para controle de pressão e para câncer

02/06/2026 Anvisa

Anvisa proíbe venda de tirzepatida irregular

02/06/2026 Anvisa

Anvisa determina apreensão de saneante e cosméticos irregulares

02/06/2026 Anvisa

Anvisa determina recolhimento de suplemento alimentar de magnésio treonato

01/06/2026 Anvisa

Vigilância sanitária autoriza a retomada da produção na fábrica da Ypê em Amparo (SP)

01/06/2026 Anvisa

Anvisa prorroga para 30 de setembro o prazo do novo sistema de receitas controladas

28/05/2026 CFF

Anvisa aprova primeira caneta de semaglutida sintética análoga ao Ozempic para diabetes

26/05/2026 Anvisa

NR-1: Regra que amplia fiscalização sobre saúde mental no trabalho entra em vigor nesta terça; veja o que muda

26/05/2026 G1

RDC 1000/25: tudo o que sua farmácia precisa saber sobre os novos receituários

26/05/2026 Sincofarma-SP

Anvisa proíbe produtos da marca Now Foods

26/05/2026 Anvisa

Publicada nova atualização da Lista de Medicamentos de Referência (LMR)

22/05/2026 Anvisa

SNCR: o que muda para farmácias e drogarias com o novo sistema de controle de receitas

22/05/2026 Anvisa

Keytruda: saiba como identificar os produtos falsificados

19/05/2026 Anvisa